LIção de Cidadania nas Copas
21/06/2018 11:44 em Política

A Copa seria melhor se todas as torcidas copiassem os japoneses e senegaleses

 

 

As duas torcidas deixaram os estádios limpos depois dos jogos de suas equipes

“Deixar as coisas como você as encontrou”. Até parece frase de cartilha para estudantes japoneses. Mas é muito mais que isso. É uma regra da torcida japonesa que está na Rússia para acompanhar o Japão na Copa do Mundo.

Os japoneses sempre foram exemplos mundiais de disciplina, educação, trabalho… Agora, também são modelos de limpeza, bons modos e cidadania.  Basta ver como ficaram as arquibancadas do estádio russo depois do jogo Japão X Colômbia. A vitória do time asiático por 2 a 1 foi comemorada ao estilo de uma greve japonesa: com mais trabalho.

“É um exemplo para a nossa vida”, disse um torcedor colombiano que gravou a quantidade de lixo retirada da arquibancada pelos japoneses , sem esquecer que eles foram os vencedores da partida.

 

Na Copa de 2014, realizada no Brasil, os japoneses também limparam a Arena Pernambuco depois de uma partida entre Japão e Costa do Marfim.

https://youtu.be/pC3VITEH9ko

O Senegal também dá o exemplo

Os torcedores senegaleses também limparam a arquibancada que eles ocuparam depois do jogo Polônia X Senegal no Spartak Stadium

Vídeo dos senegales também limpando as arquibancadas.

 

Sim, tanto Japão quanto Senegal venceram seus adversários. Mas, na realidade, o que mais encantou os telespectadores foi o gesto de cidadania, um valor que não depende de raça ou fronteira. Belos exemplos que vão entrar para a história das Copas!

 

Fonte: Aleteia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!