Conheça a origem do Encontro Mundial das Famílias
16/07/2018 08:48 em Igreja

IX Encontro Mundial das Famílias – Dublin, 21-26 agosto 2018

Origem e características do Encontro Mundial das Famílias

O encontro mundial das famílias acontece a cada três anos e mantêm as características pedidas pelo Papa das Famílias, João Paulo II.
 

Amigos e amigas é uma grande alegria estar com vocês nessa nova série que nos ajudará preparar para o Encontro Mundial das Famílias. O evento, que acontecerá em Dublin, dos dias 21 ao 26 do próximo mês de agosto, refletirá sobre tema: O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo. Nesse programa inaugural falaremos um pouco da origem desse encontro e, ao final, rezaremos a oração oficial do  que nos coloca como íntimos participantes desse grande acontecimento, em comunhão com toda Igreja, ainda se não poderemos estar presentes na Irlanda.

O Início

Tudo começou no ano de 1994, quando o então Papa, São João Paulo II, sabiamente, tomou parte da iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), que havia convocado um ano internacional sobre a família, e inseriu a Igreja dentro da temática, sublinhando a louvável iniciativa do organismo, esclarecendo, contudo, que Cristo é quem enviou a Igreja a todas as nações para proclamar o Evangelho.

Na Igreja, o ano dedicado às famílias iniciou-se no dia da festa da Sagrada Família de Nazaré do ano de 1993, como parte caminho da preparação para o Jubileu de 2000. Naquele tempo, João Paulo II também pediu ao Pontificio Conselho para as Famílias preparar um Encontro Internacional que houvesse três características: a oração, a catequese e a festa.

O Encontro ocorreu nos dias 08 e 09 de outubro de 1994;  na homilia  - que também encerrava o ano das famílias - o Papa ressaltou a necessidade de reconhecer a grandeza da vocação familiar na Igreja e no mundo, evidenciando que Cristo foi quem primeiro doou aos esposos tal chamado. Ao final da pregação o Papa estimulou as famílias irem por todo o mundo anunciar o Evangelho das Famílias que, na realização do amor conjugal, revela Cristo entre nós.

Encontro a cada três anos 

O encontro mundial das famílias acontece a cada três anos e mantêm as características pedidas pelo Papa das Famílias. O encontro está na nona edição e percorre o caminho inaugurado pelo Papa João Paulo II que, continuado pelo Papa Bento, e agora com o Papa Francisco, demonstra a importância privilegiada da família para a Igreja e para a sociedade. Para entrarmos em profunda comunhão com o encontro, convido você ouvinte a rezar a oração oficial:  

ORAÇÃO DO ENCONTRO

 

Deus, nosso Pai,

Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho,

Uma família, no Espírito do teu amor.

Abençoa-nos com a alegria do amor.

Faz-nos pacientes e compassivos Amáveis e generosos,

Acolhendo os que mais precisam.

Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz.

Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor

Especialmente aqueles por quem rezamos agora:

 [Fazemos uma pausa para lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas]

 Aumenta a nossa fé,

Fortalece a nossa esperança,

Protege-nos com o teu amor,

Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos.

Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor Amém.

Maria, mãe e guia, rogai por nós.

São José, pai e protetor, rogai por nós.

Santos Joaquim e Ana, rogai por nós.

Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós

 

Fonte: VaticanNews

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!